Desde 1919, quando foi criada, a marca construiu uma trajetória marcada por inovações. Tudo começou quando André Citroën desenvolveu um tipo de engrenagem com dentes em formato de V, mais de 100 anos atrás. Foi justamente essa invenção que se tornou, posteriormente, o símbolo da Citroën, já batizado de duplo Chevron. Fez tanto sucesso que logo passou a ser fabricada em larga escala. O criador havia, então, dado o primeiro salto como empresário. André Citroën entrou no então promissor ramo de automóveis há exatos 100 anos. O empresário simplesmente aproveitou parte de suas instalações fabris, ociosas após a Primeira Guerra Mundial, e iniciou uma empreitada. O resultado foi o primeiro carro da marca, batizado simplesmente de “Tipo A”, lançado em 1919. Apesar da história de 100 anos e da participação em diferentes mercados, a Citroën só se instalou no Brasil em 2001. Antes disso, os consumidores locais conheciam a marca como importadora. E, mesmo assim, somente antes da década de 1960, quando foi instalada a indústria automobilística nacional, e a partir dos anos de 1990, após a reabertura do mercado. No dia 1º de fevereiro daquele ano, a empresa inaugurava sua fábrica em Porto Real (RJ). O primeiro veículo nacional da Citroën, lançado justamente em 2001, foi o Xsara Picasso. Em 2003, veio o primeiro C3.